Segundo as mais recentes palavras do coordenador do plano nacional de vacinação, Francisco Ramos. Prevê-se que as vacinas contra a COVID-19 possa chegar ainda durante o início do próximo mês de Janeiro a Portugal. Sendo que a mesma começará a ser distribuída à população de risco entre 1 a 2 dias após a chegada a Portugal.

Assim, o único problema encontra-se mesmo na quantidade de vacinas que deverão chegar ao país. Uma vez que no primeiro trimestre de 2021, Portugal terá apenas direito a qualquer coisa como 1,5 milhões de doses. Acabando desta maneira por não dar para vacinar quase ninguém de forma completa. Tendo em conta que será necessária a toma de duas doses.


GASTA DINHEIRO COM MÁSCARAS E DESINFETANTE? PODE INCLUIR ISSO NO IRS!


Vacinas contra a COVID-19 chegam a Portugal já em Janeiro!

Portanto, segundo aquilo que Francisco Ramos explicou em entrevista à RTP. Está previsto que chegará um lote em janeiro e outro lote em fevereiro (todas das Pzifer), estimando-se que só em meados de janeiro deverá ser tomada uma decisão das autoridades de saúde sobre a avaliação final e aceitação da vacina da Moderna.

Se tudo correr bem, Francisco Ramos admitiu que ainda em janeiro será também possível ter acesso a vacinas dessas empresas farmacêuticas, alertando contudo que existe alguma «incerteza» citando que, por exemplo, ainda não há data para apreciação da vacina da AstraZeneca, embora exista “esperança” que haja uma decisão em janeiro ou fevereiro.

Vacinas Portugal

Em suma, o melhor mesmo será esperar até se saberem mais informações em concreto acerca deste assunto. No entanto até lá, não se esqueça de continuar a tomar todas as precauções necessárias para não contrair o vírus. Isto porque, a COVID-19 mata a sério e é extremamente perigosa. Algo que provavelmente já deve ter reparado, e as medidas não devem abrandar com a chegada da vacina. Ainda existe muito trabalho pela frente.

Fonte da imagem