Desde que a SARS-CoV-2 foi descoberta na China, tendo mais tarde espalhado-se por todo o mundo. Já sofreu várias alterações no seu código genético, mais concretamente duas por dia. Fazendo com que a descoberta por uma vacina demorasse tanto tempo e causasse tantos problemas numa fase inicial. Como foi por exemplo o caso dos efeitos secundários causados a algumas pessoas depois da toma da primeira dose de uma vacina. Assim, uma nova estirpe de Coronavírus foi descoberta e já começa a causar alguns estragos em vários países. Principalmente naqueles que se situam a norte da Europa, onde tanto o número de infetados como o número de mortos acabou por aumentar substancialmente. Criando uma certa incerteza na eficácia que a vacina poderá vir a ter agora com esta nova descoberta.
FUMAR À PORTA DOS HOSPITAIS? NO HOSPITAL DO PORTO JÁ existe proibição!
Vacina também é eficaz contra a nova estirpe de Coronavírus!
Portanto, até ao momento não sabemos ao certo se a vacina já produzida por empresas como a Phizer e BionTech são eficazes contra esta nova estirpe de coronavírus. Contudo, segundo aquilo que já foi dito pelas farmacêuticas, a vacina deverá ser igualmente eficaz para as duas variantes. E mesmo que acabe por não ser, todas afirmam que seria muito fácil e demoraria apenas algumas semanas a adaptar as vacinas já existentes à nova estirpe.
Assim, o único objetivo agora é mesmo procurar saber se as pessoas que já tomaram a vacina desenvolveram ou não defesas contra as duas variantes de COVID-19. Uma vez que esta nova apresenta uma conjugação de várias mutações anteriores, o que a torna bem mais forte do que a bactéria original.
Em suma, teremos mesmo de esperar para ver que novas informações acabarão reveladas em breve sobre esta nova estirpe e se a vacina terá ou não de mudar em alguns aspectos.