Apesar de nos dias que correm andarmos mais atentos à COVID-19 do que a outra coisa qualquer, acabamos por nos esquecer que esse não é o único perigo que corremos. Uma vez que também existem alguns outros problemas a que devemos dar uma maior atenção, como é por exemplo o caso de doenças cardiovasculares. Assim, segundo o mais recente estudo feito a nível internacional. Revelou-nos que pessoas com tensão arterial diferente em cada braço correm mais riscos de sofrer um ataque cardíaco ou um acidente vascular grave que poderá tornar-se fatal.E como tal, será necessário tomar algumas medidas de precaução.


ESCASSEZ DA VACINA DA COVID-19 VAI SER UM PROBLEMA! DIZ MARTA TEMIDO!


Tensão arterial diferente em cada braço? Pode ter um ataque cardíaco!

Portanto, uma das principais medidas para combater esta nova e desagradável novidade é nada mais nada menos que pedir aos médicos para medir a tensão arterial de ambos os braços a todos os pacientes. Que apesar de já ser um procedimento incluindo nas orientações internacionais, acaba geralmente ignorado pelos médicos ou enfermeiros. Assim, este estudo contou com a ajuda de cerca de 54 mil pessoas espalhadas pelos 4 continentes. Onde se apurou que quanto maior for diferença arterial entre cada braço. Maior é o risco de sofrer um enfarte ou até mesmo um AVC. Mas eis o que foi dito ao certo no estudo:

“Verificar um braço e depois o outro com um medidor de tensão padrão é barato e pode ser feito em qualquer instalação de cuidados de saúde sem serem precisos equipamentos diferentes ou mais caros. Embora as orientações internacionais recomendam que se faça, só em metade dos casos, na melhor das hipóteses, é que acontece, devido a falta de tempo. Esse pequeno tempo a mais pode levar a que se salvem vidas”.

tensão arterialEm suma, como pode ver é bastante importante ver estes números da sua tensão arterial com regularidade e sempre nos dois braços. Isto claro, está para não sofrer nenhum ataque repentino que possa mesmo vir a ser fatal.

Fonte da imagem