Apesar de se estar a registar um decréscimo no número de infetados a nível global há cerca de 6 semanas seguidas. O processo de vacinação parece estar muito atrasado. Sendo que os países mais ricos estão a comprar grandes lotes de vacinas deixando pouco ou nada para os países mais pobres. E se tudo continuar assim, serão precisos cerca de 5 anos para imunizar 75% da população mundial. Obtendo desta forma a tão esperada imunidade de grupo que todos pretendemos. Assim, só para se ter um bocadinho de noção da situação. Dez países aplicaram mais de 75% das vacinas até agora distribuídas. Sendo que 130 países ainda não receberam qualquer dose para ninguém. Tornando-se desta forma complicado combater o vírus nestas áreas.
VARIANTE DE INGLATERRA CAUSA METADE DOS CASOS DE COVID EM PORTUGAL
Serão precisos cerca de 5 anos para imunizar 75% da população mundial!
Portanto, se o ritmo atual de vacinação continuar desta forma. Serão precisos cinco anos para imunizar 75% da população mundial. Em média, estão a ser administradas 6,2 milhões de doses por dia em todo o mundo. Os cálculos são da agência de notícias Bloomberg. Sendo que esta quantia acaba por não ser suficiente para acabar rapidamente com a COVID-19.
No entanto, sabe-se que esta última terça-feira foi o dia de arranque da vacinação para muitos novos países. Como é por exemplo o caso do Senegal, com 200 mil doses. Guiné-Bissau e Gâmbia, que receberam vacinas disponibilizadas por Dakar. E ainda o Brasil que aprovou finalmente a vacina da AstraZeneca, podendo começar a disponibilizá-la muito em breve.
Em suma, a Organização Mundial da Saúde sublinha que é preciso continuar a manter todos os cuidados e procedimentos mesmo apesar das vacinas já terem chegado a vários países em força. Afinal de contas, estamos ainda muito longe de uma recuperação a 100% e tudo poderá voltar à estaca zero se não forem cumpridas as normas.