O frio intenso pelo qual temos passado durante os últimos dias cá em Portugal e cujo o qual teremos de aguentar ainda mais alguns dias. Deve-se nomeadamente a uma frente fria vinda de oeste, que se deverá perlongar pelo menos até ao final desta presente semana. Sendo que a própria DGS já admitiu que toda esta situação poderá vir a ter repercussões enormes na mortalidade. Assim, para todos aqueles que são obrigados a sair de casa para ir trabalhar. Ou até mesmo para todos os alunos que se dirigem para as escolas todos os dias. A DGS parece ter alguns conselhos importantes para dar a todos, para que desta forma possam ser evitados problemas maiores.
ATENÇÃO! JÁ EXISTEM NOVAS VACINAS PRESTES A CHEGAR A PORTUGAL!
Próximos dias com temperaturas muito baixas! DGS dá conselhos!
Portanto, a DGS aponta que esta vaga de frio poderá afetar mais os idosos. Uma vez que muito deles se encontram em zonas remotas do país, mais para o interior norte. Onde por ventura, acaba por ser o sítio onde mais frio faz.
Assim, acabaram reveladas uma série de medidas que devem realmente ser tomadas pelas várias pessoas para combater esse tempo frio e seco. Nomeadamente evitar exposição perlongada ao frio e evitar mudanças bruscas de temperatura. Usar várias camadas de roupa, manter o corpo hidratado ao ingerir sopas e bebidas quentes e sobretudo evitar beber álcool. Uma vez que dá uma falsa sensação de calor.
Em suma, é importante que haja uma especial atenção com bebes nos primeiros meses de vida, doentes crónicos, pessoas idosas, pessoas que trabalham no exterior e até com os sem abrigos. Afinal de contas, eles são de facto quem pior passa quando situações destas nos atingem. Uma vez que infelizmente não têm uma casa para se abrigarem.