O cartão digital do dador e o agendamento ‘online’, desenvolvidos no âmbito da transição digital no Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), já estão em funcionamento.
Estas duas ferramentas foram desenvolvidas em parceria com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e constituem uma forma de captar dadores jovens, além de manter os já existentes ativos com dádivas regulares.
O cartão digital do dador está disponível na aplicação para telemóvel da AMA, tendo já sido descarregado cerca de 6.600 vezes no último mês, e nele o dador tem acesso a várias informações como as datas das últimas dádivas, quando pode voltar a dar sangue, a data dos agendamentos e o seu grupo sanguíneo.
Já disponível no ‘site’ do IPST está a possibilidade da marcação de novas dádivas, sendo necessário o preenchimento de um formulário rápido e acessível.
Para doar sangue também pode encontrar os postos e horários aqui https://www.dador.pt/
A pessoa dadora de sangue é elegível para a isenção do pagamento das taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde, nos termos da legislação em vigor, se:
– tiver efetuado mais de 30 dádivas na vida;
– tiver 2 dádivas nos últimos 12 meses à data que se coloca a questão da isenção;
– tiver um mínimo de 10 dádivas e estiver impedido temporária ou definitivamente para a dádiva de sangue por razões de ordem médica.
Centro de Sangue e da Transplantação de Lisboa
Email: omedicorespondelisboa@ipst.min-saude.pt
Telefone: +351 21 792 10 30
