À medida que nos vamos aproximando cada vez mais de uma cura para esta pandemia de COVID-19 (que ainda falta bastante tempo para acontecer). Os profissionais de saúde vão mantendo os avisos sobre os cuidados que as pessoas devem ter em relação ao vírus. Sendo importantíssimo continuar a usar máscara quando sai à rua, lavar as mãos frequentemente e usar desinfetante e por último mas não menos importante, o distanciamento social. Afinal de contas, o vírus passa se pessoa para pessoa com uma facilidade tremenda. Assim, apesar dos casos aqui em Portugal estarem a baixar festivamente de dia para dia. Os cuidados devem continuar mantidos. Especialmente depois de ter acabado recentemente revelado que o vírus pode-se transmitir apenas através da fala. Isto claro está, se não for cumprido o distanciamento social.
SERÃO PRECISOS CERCA DE 5 ANOS PARA IMUNIZAR 75% DA POPULAÇÃO MUNDIAL!
Muito cuidado! A COVID-19 pode ser transmitida através da fala!
Portanto, à partida nenhuma pessoa com COVID-19 que sabe que contraiu o vírus iria falar com uma outra de perto. Afinal de contas, o risco de transmitir o vírus é elevadíssimo. Contudo, todas as pessoas que se sentem assintomáticas e sem saber que têm COVID-19, é que são de facto as mais perigosas.
A maioria dos estudos foca-se no fluxo do ar exalado através da tosse ou do espirro. Que podem realmente enviar aerossóis a longas distâncias. Contudo, falar perto um do outro também é um risco, uma vez que o vírus pode ser transmitido através da fala.
Assim, este estudo acabou feito em um cabeleireiro no Japão. Onde se concluiu que quando uma máscara acaba usada num contexto em que a pessoa está em pé ou sentada. A nuvem de vapor tende a prender-se ao corpo da pessoa, mais quente do que o ar ao seu redor e movimenta-se para cima ao longo do corpo. Motivo pelo qual se o profissional estiver inclinado, o aerossol tende a desprender-se do corpo da pessoa e cair sobre o cliente ou doente.
Em suma, apesar de já ter passado mais de um ano desde o início da pandemia. Parece que a situação ainda continua bastante agreste no que toca a novas infeções. Principalmente agora que se descobriu que apenas através da fala é possível contrair o vírus da COVID-19. Afinal de contas, as vacinas ainda não chegaram a 100% e como tal, é necessário ter calma e esperança.