Tendo em conta que o tabaco continua como uma das principais causas para as mais diversas doenças pulmonares e respiratórias das pessoas. Várias organizações têm desenvolvido várias campanhas para incentivar não só os fumadores a largar o tabaco. Como também para o deixarem de fazer em certos sítios e espaços. Sendo que o Hospital de São João foi o primeiro hospital em Portugal a proibir as pessoas de fumar no exterior.

Assim, em compensação a esta medida o próprio hospital criou seis novos locais denominadas de espaços para fumadores. Para cumprir o principal objetivo e respeitar o lema que diz “a caminho de um hospital sem fumo”. Mas, porquê razão ao certo já não se pode fumar no exterior do hospital? Não nos encontramos ao ar livre?


É OFICIAL! VACINA DA PHIZER CONTRA A COVID-19 É MESMO EFICAZ!


Fumar à porta dos hospitais? No São João do Porto já é proibido!

Portanto, esta medida chega ao hospital São João do Porto e em breve deverá chegar a mais estabelecimentos de saúde em todo o país. Para combater o ajuntamento de pessoas à porta das urgências ou de qualquer uma outra especialidade.

Para além disso, as beatas deitadas ao chão eram uma das principais causas de inundação em caso de chuva torrencial. Uma vez que acabavam por entupir as sargetas. Algo que se espera ver melhorado durante os próximos tempos, logo após estas medidas começarem a surtir efeito.

fumarEm suma, o hospital São João no Porto defende que o hospital é um local de cura e não deve incentivar ninguém a fumar. Sendo que mais hospitais do país deveriam adotar estas medidas, como por exemplo o Hospital São José em Lisboa ou até mesmo do hospital Santa Maria também em Lisboa.

De realçar ainda que por ano devido ao tabaco morrem mais de sete milhões de pessoas em todo o mundo. Que desenvolvem doenças respiratórias e cardiovasculares devido às Nicotina.

Fonte da imagem