Os números da pandemia de COVID-19 não dão tréguas e em alguns casos até a aumentam cada vez mais. Por isso, nunca foi tão precisa uma vacina para acalmar de uma vez por todas o número de infetados diários e até o número de mortes. Afinal de contas, tanto aqui em Portugal como no resto do mundo, a situação está mesmo “negra”. E segundo a ministra da saúde Marta Temido. A escassez da vacina nos primeiros tempos será um problema muito complicado de gerir.
Dito isto, é muito provável que a ministra se esteja a dirigir ao facto de não saber ainda a quem dar as primeiras vacinas. Isto claro está, já sem contar com os profissionais de saúde que estão na lista de maior prioridade uma vez que lidam com casos todos os dias.
VACINAS CONTRA A COVID-19 CHEGAM A PORTUGAL JÁ EM JANEIRO!
Escassez da vacina da COVID-19 vai ser um problema! Diz Marta Temido!
Portanto, um dos primeiros apelos da ministra da saúde. Recai para o facto de que as pessoas necessitam de ter alguma paciência nos primeiros tempos, tendo em conta que Portugal pode não ser um dos primeiros países a receber esta vacina. Contudo, isso até pode vir a ser bom. Uma vez que as várias vacinas foram desenvolvidas em tempo recorde e podem realmente conter algo que faça mal ao ser humano. Isto porque, mesmo apesar dos vários testes antes, ainda existem pessoas a apresentar sintomas secundários. Mas eis o que foi dito pela ministra ao certo:
“Sabemos desde há longos meses que mesmo que tivéssemos uma vacina disponível ela seria sempre num primeiro momento escassa e que o desafio que se colocava era exatamente o de ter uma vacina em quantidades suficientes para a população, designadamente para a população europeia… Não nos interessa apenas ser os primeiros a ter a vacina interessa-nos ter vacinas de qualidade, seguras e efetivas”
Em suma, será mesmo necessário ter toda a calma do mundo e esperar pela nossa vez de receber a vacina. Isto porque, se por acaso for uma pessoa que não apresenta qualquer patologia associada e não corra assim tantos riscos ao contrair a COVID-19. Então acredite que estará mesmo inserido num dos últimos grupos a ter acesso a tudo isto.