Neste momento existem em circulação três vírus respiratórios que são muito comuns nesta altura do ano. Além do vírus sincicial respiratório (VSR), que ataca sobretudo os miúdos, também existem muitos casos de gripe e de Covid-19. Estamos a assistir a uma procura acentuada por atendimento médico profissional devido aos sintomas da chamada tripledemia, por isso, os serviços de urgência estão lotados.

A bronquiolite (causada pelo VSR) é a causa mais comum das infeções nas vias respiratórias até aos 5 anos de idade e um dos motivos que leva ao aumento de internamentos durante as estações mais frias. Os sintomas começam normalmente com secreções nasais, o chamado pingo do nariz, a tosse, a dificuldade a respirar e/ou uma respiração tipo assobio. A febre pode ou não aparecer.

Reconhecendo estes indícios em bebés abaixo dos três meses, deve fazer-se a lavagem nasal com soro ou água do mar, aspiração de secreções e ir vigiando os sinais de alarme referentes à dificuldade respiratória e ao aparecimento de febre. Acima desta idade, em casos de febres superiores a 38 graus os miúdos devem ser medicados e mantidos em casa, com os devidos cuidados.

Caso o esforço respiratório impeça o sono ou a tosse seja tão agressiva que deixe os mais novos com vómitos e não seja possível alimentá-los, deve procurar-se ajuda especializada. Em caso de dúvida, os pais devem aconselhar-se primeiro junto do SNS 24, o pediatra ou o médico de família. Caso seja necessário, os profissionais farão o encaminhamento para as urgências.

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/05/30/frio-chegou-conheca-6-acoes-para-prevenir-a-bronquiolite-em-criancas.htm