A pandemia de COVID-19 tem dado mesmo muito que falar. Não só a nível de infetados e mortos, mas também devido ao facto de só o SNS estar de facto a combater a propagação da doença e a cuidar dos doentes. Afinal de contas, segundo a ministra da saúde, Marta Temido, apesar das negociações já decorrerem há vários meses, tanto o setor social como o privado ainda não se prenunciaram acerca do assunto. Deixando todo o trabalho apenas para os hospitais públicos.

Assim, foi durante a audição conjunta do sistema nacional de saúde e da comissão de orçamento e Finanças na assembleia da República. Que Marta Temido resolveu deixar cair esta bomba. Que apesar de ser algo assustador, uma vez que durante a primeira vaga vimos os hospitais a entrar quase em rutura. Não deixa de ainda assim espelhar bem o conflito de interesses que setor social e privado têm em não quererem ajudar no combate à pandemia.


SERVIÇOS DE LIMPEZA AO DOMICÍLIO? A PGMP SAÚDE PODE AJUDAR.


COVID-19 está a ser apenas suportado pelo SNS! Mas e os outros setores?

” Não temos tido respostas nem ajudas por no combate à COVID-19 fora do SNS. Sendo que isso acontece devido a problemas infraestruturais e ainda a problemas de incerteza por parte dos setores social e privado. No entanto, continuamos disponíveis e interessados em chegar a um acordo sempre que seja necessário.”

Assim, enquanto tudo permanece igual em relação a acordos, o número de infetados no país vai continuando a aumentar assim como o número de mortes. Sendo que Portugal já contabilizou desde o início da pandemia, mais de 161.350 infetados e mais de  2750 mortes por COVID-19.

SNSEm suma, o que acha de tudo isto? Parece-se-lhe a si um grande conflito de interesses ou são apenas estes setores que não quererem casos ativos de COVID-19 nos seus hospitais?

Fonte da imagem