Face à gravíssima situação pela qual passamos durante o final de Janeiro, e ainda continuamos a passar agora. O confinamento acabou por ser sem dúvida nenhuma a melhor opção para estagnar um pouco o número de novos infetados diários e mortes. No entanto, e mesmo apesar de nós dias que correm esses números terem diminuído radicalmente (pelo menos o número de infetados diários). Saiba que provavelmente ficaremos confiados até meados de Março segundo a ministra da saúde, Marta Temido. Assim, neste momento o número de novos infetados diários tem estado sempre entre os 2500 e os 3000. Sendo que o número de mortes por sua vez, ainda continua bastante alto. Sempre muito perto das 200. Portanto, não fique espantado se o estado e emergência e o confinamento virem as suas datas alargadas durante mais um mês pelo menos.
Portanto, segundo a ministra da saúde, Marta Temido. Portugal continua com uma incidência de novos casos extremamente elevada. Sendo que acabar com o confinamento numa altura como esta, poderia sem dúvida nenhuma estragar todo o trabalho já feito. Havendo um retrocesso enorme uma vez mais.
“É bastante evidente que o atual confinamento tem que ser prolongado por mais tempo. Desde já durante o mês de fevereiro, e depois sujeito a uma avaliação. Mas provavelmente por um período que os peritos hoje estimaram em 60 dias a contar do seu início”.
Em suma, parece que o confinamento vai mesmo durar mais tempo do que o inicialmente previsto, pelo menos até Março. Sendo provavelmente a restauração o setor que mais vai sofrer com isto. Afinal de contas, é importante lembrar que toda a atividade desse ramo se encontra completamente parada. Algo que não é bom nem para a nossa própria economia.