Os cidadãos apenas podiam reportar resultados positivos ou inconclusivos de autotestes SARS-CoV-2 através do SNS24 (808 24 24 24) mas já se encontra disponível uma plataforma eletrónica para o efeito.

Agora todos os resultados dos autotestes (testes rápidos de antigénio realizados por não profissionais) passam a poder ser comunicados às Autoridades de Saúde através do preenchimento de formulário eletrónico, disponível no Portal COVID-19.

A nova plataforma permitirá, por exemplo, perceber se um utente com resultado positivo ligou para o SNS24 nas 12 horas seguintes ao reporte. Em caso de ausência de reporte, será enviada uma SMS a solicitar esse contacto.

Qualquer resultado positivo ou inconclusivo numa pessoa assintomática, que não tenha tido contacto com um caso confirmado nos últimos 14 dias, levará a emissão de um teste confirmatório – com teste de amplificação de ácido nucleico (TAAN), por RT-PCR – desde que o indivíduo não tenha tido infeção por SARS-CoV-2 confirmada laboratorialmente nos 90 dias anteriores.

Relembramos que os autotestes não se destinam a indivíduos sintomáticos ou com exposição conhecida a SARS-CoV-2. Estes devem contactar sempre o SNS24.

https://www.saudemais.tv/noticia/30986-covid-19-procura-de-autotestes-estabiliza-depois-de-pico-acentuado-na-pascoa-farmacias