Tendo em conta que já levamos um ano de pandemia, e que a situação só agora começou a abrandar, várias foram as consultas desmarcadas que não chegaram a acontecer desde então. Vários utentes ainda se encontram à espera, uma vez que os centros de saúde não conseguiram dar resposta adequada aos utentes de covid e aos utentes habituais.

Assim, O Governo publicou esta quarta-feira uma portaria em Diário da República que prevê incentivos para recuperar as consultas nos centros de saúde. Onde se prevê a hipótese de alargar o horário das consultas até às 22:00 durante a semana e aos sábados das 10:00 às 14:00. As equipas que trabalhem em horário alargado poderão receber um acréscimo entre os 35% e os 95%.


PANDEMIA DE COVID-19 TAMBÉM AFETOU A NATALIDADE EM PORTUGAL!


Centros de saúde vão ter horários alargados para consultas em atraso!

Portanto, estes incentivos estão válidos até 31 de dezembro abrangem consultas médicas e de enfermagem, que não seja doença aguda ou covid. Cabe agora às administrações regionais de saúde e aos centros de saúde estabelecer um regulamento no prazo máximo de 15 dias.

Contudo, parece que esta nova medida esta a causar bastante discórdia entre os médicos em todo o país. Uma vez que a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar avisa que estas medidas terão efeitos limitados. E o Sindicato Independente dos Médicos acusa o Governo de estar a fazer uma ação de propaganda. Aguardemos por mais atualizações

centros de saúde

Fonte da imagem