QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE EM CASA?

A Covid-19 está a mudar a forma como vivemos o nosso dia-a-dia, e quanto mais protegidos estivermos, menor é o risco de contrairmos este vírus, do qual não sabemos ao certo quais as repercussões futuras.

A PGMP Saúde desloca-se ao seu domicílio com todos os cuidados de higiene e segurança e garantindo todo o profissionalismo transversal a qualquer serviço que requisite da nossa parte.

Esta tipologia de serviços que a PGMP Saúde oferece, apresenta um conjunto de benefícios francamente superior às duas abordagens mais comuns para o cuidado sénior – instalações residenciais ou assistência familiar.

Cuidar de um familiar pode ser extremamente gratificante, muitas vezes é demasiado pesado para o cuidador familiar não especializado, enquanto que numa residência, a proporção de funcionários para residentes 1/10 em comparação com o atendimento individual e exclusivo que é dado em casa é notoriamente mais empobrecido e muitas vezes insuficiente

Reunimos algumas das vantagens que os serviços em casa poderão trazer:

São prestados em casa – a nossa casa é o nosso castelo, o nosso refúgio da tempestade. Quando estamos felizes celebramos em casa, quando não nos estamos a sentir bem procuramos o conforto da nossa casa.

Mantém as famílias unidas – não há nada mais importante do que o valor social. É particularmente importante em períodos de doença.

Ajudam na manutenção da independência – ninguém quer ser totalmente dependente ou sentir-se desamparado. Com a assistência adequada, a pessoa idosa pode manter o seu estilo de vida habitual.

Previnem a institucionalização – a escolha da opção da institucionalização só é tomada quando é a única opção de a pessoa receber os cuidados necessários.

Promovem o prolongamento da vida – na literatura estão disponíveis inúmeros estudos científicos que comprovam que a cura e a manutenção/reabilitação da saúde ocorrem mais rapidamente em casa.

No resto do mundo, os cuidados em casa são a regra e não a exceção

São mais seguros – de todas as pessoas que são internadas, 20% desenvolvem uma complicação tal como a infeção.

Incentiva a liberdade do indivíduo – No hospital, o ambiente é regulamentado tal como em qualquer outra instituição. Em casa, os cuidados serão prestados consoante a vontade e a rotina das famílias.

A atenção é individualizada e especializada – o rácio de profissional e cliente é de 1 para 1, tendo em conta as necessidades específicas de cada cliente.

Envolvem o indivíduo e a família no cuidado que é entregue – o paciente e a sua família são ensinados a participar nos cuidados.

Reduzem o stress – ao contrário das restantes formas de prestação de cuidados de saúde (hospital, instituição, lar) os cuidados em casa exercem o efeito oposto.

São os cuidados mais efetivos – verifica-se um elevado índice de satisfação por parte dos clientes associada aos cuidados de saúde em casa.

Melhoram a qualidade de vida – não só ajudam a prolongar os anos de vida como a “prolongar a vida nos anos”, estudos demonstram que as pessoas que recebem este tipo de cuidados têm maiores taxas de satisfação com a vida.

É a forma mais eficiente de prestar cuidados – uma vez que são personalizados: são prestados no espaço do paciente, instrui o paciente, envolve a família do paciente, reduz custos de viagem e estadias nos hospitais.

É menos dispendioso do que outras formas de cuidados – a evidência de estudos efetuados em todo o mundo demonstram que os cuidados prestados em casa são sempre menos caro do que a hospitalização privada e quase sempre menos dispendioso do que residências geriátricas ou lares de idosos.

São preferidos por 90% da população quando comparados com cuidados institucionalizados, mesmo quando a situação é uma doença terminal.