O ano de 2020 tornou-se extremamente complicado para todos os setores devido à pandemia de COVID-19. E mesmo apesar de caminharmos neste momento para um novo ano, e da vacina ter finalmente chegado. Parece que cuidados como usar máscaras e desinfetante terão de continuar a fazer parte do dia-a-dia e mantidos até a uma certa altura. Ou seja, até todos conseguirmos obter a imunidade de grupo.
Dito isto, sabemos que estas foram palavras proferidas diretamente pelo bastonário da ordem dos médicos, Miguel Guimarães. Que durante um entrevista revelou ser necessário vacinar 70% da população portuguesa para criar a imunidade de grupo. Sendo que só assim será possível vencer o COVID-19.
TENSÃO ARTERIAL DIFERENTE EM CADA BRAÇO? RISCO ELEVADO DE SOFRER UM ATAQUE CARDÍACO!
Até quando teremos de usar máscaras e desinfetante?
Portanto, tendo em conta as novas variantes de coronavírus que apareceram recentemente. O bastonário afirma não ser nada de mais e que se está a criar um exagero em volta do assunto. Afinal de contas, existem variantes diferentes de um certo vírus é plenamente normal e as vacinas já desenvolvidas estão preparadas para combater.
Mas eis ao certo o que foi dito:
“Enquanto não atingimos a imunidade de grupo, vamos ter de usar máscara e respeitar o distanciamento físico durante vários meses. Pelo menos, até ao verão”
Assim, talvez a chegada do calor e as vacinas o vírus perca força e o numero de novos casos comece finalmente a baixar e acabe de vez. Mas teremos mesmo de esperar para ver.
Em suma, andar de máscaras e desinfetante vai continuar a fazer parte do nosso dia-a-dia durante mais algum tempo. Isto claro está, até que as vacinas comecem finalmente a fazer o efeito pretendido e acabem de vez com o vírus. Mas ainda há muito caminho para percorrer.