Em tempos de pandemia, tudo aquilo que possa ajudar no combate à propagação é sempre bem vindo. E foi exatamente assim que a App StayAway COVID acabou recebida aqui em Portugal pela maior parte da população. No entanto, a verdade é que esta aplicação começa agora a gerar alguma discórdia. Principalmente entre governo e a ordem dos médicos. Sendo que este último desvaloriza completamente a instalação desta App. Uma vez que não existe provas científicas de que as taxas de infeção diminuem.
Assim, escusado será dizer que a ordem dos médicos é completamente contra a obrigatoriedade da instalação da App StayAway COVID. Tendo até emitido um comunicado oficial para desmistificar a opinião por detrás desta afirmação. E explicar o porquê da App acabar por não contribuir absolutamente nada para a incidência da doença.
QUANTO TEMPO AGUENTA O COVID-19 EM SUPERFÍCIES E A QUE TEMPERATURA?
(App StayAway COVID) Afinal o que dizem os médicos sobre isto?

“Não existe evidência científica que possa afirmar que a utilização desta App diminua a propagação deste vírus. E como tal, achamos que é apenas viável estando em complementaridade com outras medidas de prevenção. Assim, a sua obrigatoriedade e a consequente fiscalização. Põe em causa algumas questões de foro ético e até a própria democracia em que vivemos.”
Dito isto, é de realçar que o anuncio desta proposta de lei foi bastante criticada nos mais diversos setores. Sendo que caso seja aprovada, a App StayAway COVID passa a obrigatória em contextos laborais, escolares, académicos, nas forças de segurança nas forças armadas e até na administração pública.

Resumindo, apesar da ordem dos médicos estar contra a obrigatoriedade da instalação desta App (tal como nós). É preciso entender que esta é apenas mais uma ferramenta para ajudar na prevenção e no controle da propagação da COVID-19. Portanto, será que custa assim tanto instalar a aplicação no seu telemóvel. E tornar-se também você num agente de saúde pública?