A Depressão é uma das maiores causas de incapacidade na sociedade moderna, com grande impacto dos pontos de vista pessoal, social e económico. Apesar disto, tem sido uma patologia negligenciada.

A Depressão resulta de uma interação complexa de fatores psicológicos, sociais e biológicos, mas o conhecimento da repercussão física desta doença também foi subestimado. Além de sofrimento psíquico, o corpo também sofre na Depressão, uma vez que o organismo responde com mecanismos de defesa à doença mental como se estivesse perante uma agressão física. Estes efeitos podem refletir-se mais tarde em problemas cognitivos e cardíacos, por exemplo.

Da prescrição farmacológica ao tratamento psicológico, esta doença necessita de uma abordagem médica sem reservas. Porém poucas pessoas estão conscientes da ligação objetiva entre dieta e Depressão.

Os ensaios clínicos SMILEs (Supporting the Modification of lifestyle in Lowered Emotional States) demonstraram que a dieta Mediterrânea tem um efeito positivo em indivíduos com Depressão moderada e severa.

Dietas com: abundância de fruta fresca, predomínio de vegetais e leguminosas, cereais integrais, frutos secos, azeite extra virgem e peixes gordos, têm efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes e trazem a riqueza do Omega-3, combatendo os mecanismos lesivos associados à Depressão.

Consulte: https://foodandmoodcentre.com.au/smiles-trial/