Tendo em conta que nos encontramos em plena primavera nesta altura, as temperaturas amenas já se fazem sentir com alguma intensidade. Sendo que em alguns casos vimos mesmo os termómetros a chegar aos 28 graus. No entanto, se por acaso já viu as temperaturas para o resto da semana e acha que vai aproveitar para dar um pulinho à praia (se viver perto dela claro). Eis alguns cuidados que deve ter e algumas informações adicionais relativas à massa de ar quente que neste momento atravessa o país. Afinal de contas, esta é uma massa de ar do norte de África está a provocar uma “fraca qualidade do ar no continente”. Sendo que a própria DGS recomendou cuidados redobrados para a população mais sensível, como crianças, idosos, pessoas com problemas respiratórios crónicos, principalmente asma, e doentes do foro cardiovascular.


VACINAS CONTRA A COVID-19 SÃO MUITO EFICAZES EM GRÁVIDAS!


A DGS avisa: “Cuidado com a qualidade do ar nos próximos dias”!

Portanto, segundo a DGS, “Está a ocorrer uma situação de fraca qualidade do ar no continente. Prevendo-se que a mesma se mantenha durante esta terça-feira”. Um fenómeno que se deve à “intrusão de uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África”. No entanto, este fenómeno acabará enfraquecido com as chuvas previstas já para a próxima quinta-feira. E que provavelmente se estenderão pelo fim de semana.

Assim, saiba que esta massa de ar proveniente de Africa e as partículas inaláveis têm “efeitos na saúde humana. Sendo que as recomendações são para que a que a população em geral reduza os esforços prolongados, limite a atividade física ao ar livre e evite a exposição a fatores de risco, como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.

qualidade do ar

 

Em suma, tente manter todos estes cuidados pelo menos até à chegada das chuvas. Afinal de contas, numa altura tão complicada como esta, as idas ao hospital não são nada boa ideia. E como tal, não se esqueça que a PGMP Saúde pode ajudar nessa vertente.

Fonte da Imagem